Uma Palavra sobre Percy Jackson

Gente, eu defendo muito a literatura nacional, mas para isso não me impede de perceber o valor de livros internacionais (sempre amei autores ingleses). MAS hoje vou falar do Percy Jackson, porque estou quase no fim do primeiro livro. Eu só soube que existia a série depois do filme, que, aliás, é o tipo legalzinho que você não faz a menos questão de ver de novo.

Então comprei o livro em inglês (sabiam que a versão internacional está mais barata que a nacional, para variar?) e comecei a ler naquele trajeto de casa pra facu-trabalho e vice-versa, achando que ia ser meio chato, porque já tinha visto o filme.

Bom, se vocês tiverem visto o filme, leiam o livro. A história é outra, juro. E é por isso que estou falando dele aqui. Porque sabemos que é necessário adaptar para as telonas, já que livro é livro e filme é filme. Mas o que fizeram com Percy Jackson é criminoso. Pegaram elementos presentes na história e misturaram do jeito que quiseram. A moral da história é outra, e não cheguei a ler o fim, mas eles cortaram um monte de coisas e inventaram outras nada a ver.

Eu estava achando que Percy Jackson ia ser uma historinha mais ou menos, por causa do filme, daquelas que você lê e nunca mais se lembra. É totalmente o oposto. É uma história muito interessante, cheia de envolvimento, todos os mistérios são bem conectados e estão sendo bem explicados so far.

É por isso que penso. Tudo bem, tem que mudar algumas coisas pra adaptar pra outro meio. Mas é melhor quando os autores enchem o saco do roteirista e do diretor. Não precisa passar tudo pra telona, mas mudar a história? Pelamordedeus. Isso deve ser a morte para qualquer autor que se importe com o que escreveu (todo autor que gosta do que faz).

Era só isso mesmo. Bem curtinho esse, mas eu precisava desabafar. A moral da história é: não julgue um livro pela capa (ou pelo filme). Ao mesmo tempo que vemos muita porcaria com capa bonita, há muita coisa boa com uma capa feia (ou um filme louco).

Anúncios

5 pensamentos sobre “Uma Palavra sobre Percy Jackson

  1. Eu li os três primeiros livros da série (são cinco no total) antes de ver o filme. Realmente, o filme é decepcionante, mas cumpre com o papel de angariar mais leitores para os livros. Concordo com suas críticas. Em especial, o fato de tiraram da história excelentes personagens como a Clarisse e o Hades. O Hades!!!

    Quanto aos livros, eu leio dando risadas no Metrô. A narrativa em primeira pessoa é um charme a parte e o fato do pano de fundo ser a Mitologia Grega torna tudo ainda mais saboroso.

    Porém, devo admitir que comparações com Harry Potter sejam inevitáveis pelo simples fato da saga dos Olimpianos ter surgido após as aventuras do bruxo de Hogwarts. Algumas semelhanças chegam a ser irritantes.

    Não vou ficar citando tudo que é parecido, mas o trio de protagonistas já escancara a situação: protagonista anti-herói, melhor amigo engraçado e melhor amiga inteligente (kkkk). Enfim, vale como uma alternativa de literatura divertida e inteligente. Além de (repito) abordar a Mitologia Grega!

  2. Sou fã do Harry Potter e defendo que ninguém ainda – com exceção de de DiscWord deTerry Pratchett – criou um universo ficcional tão atraente, envolvente, convincente, repleto de vida e etc. quanto a J. K. Rowling. Mas apesar do Percy Jackson ser uma série mais modesta e infantil estou convicto de que o Rick Riordan escreve melhor que a Rowling em matéria de estilo de prosa, a linguagem dele é superior em muitos aspectos estilisticos ao dela, perdendo apenas na narratividade e nos temas, geralmente mal conduzidos. Gostei do filme ( para um filme do gênero), mas não vou defender a adaptação porque já falei demais hoje. Para quem simpatizou com o livro ou filme recomendo a série “The 39 Clues” que mistura Harry Potter(pouquinho) com Código da Vinci (de mais até) da qual o Rick Riordan participa – na minha humilde opinião, supera a Saga dos Olimpianos. By!

  3. Eu achei o filme decepcionante. Nem sou tão fã desse gênero literário, as fantasias infanto-juvenis, mas, que me perdoem os fãs xiitas, Percy Jackson tem mais aventura, ação e dinamismo que Harry Potter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s