Multimeios

Olá a todos que leem meu blog! Hoje vou falar de algo em que não sou superespecialista, mas que posso esclarecer para vocês: multimeios. Que raios é isso e por que está sendo tão falado na atualidade?

Vamos lá. Nos dias de hoje, em que somos bombardeados por informações vindas de todos os lados, é difícil alguma coisa realmente chamar a nossa atenção. Quando chama, vemos o que é e passamos adiante sem pensar muito no assunto. Afinal, nem toda informação interessa e temos pressa (sem preconceito com nós paulistas, pra quem não está na loucura da pauliceia desvairada, porque todo mundo que estuda, trabalha e ainda tem alguma atividade extra sabe muito bem o quanto os fins de semana são preciosos).

Temos, por um lado, uma total incompetência de grande parte dos maiores veículos em se adaptar a essa nova realidade, que é o mundo virtual com sua interatividade. Algumas emissoras de TV pegam o que fizeram para a TV e jogam em seu site na internet e depois não entendem porque isso não atrai o público.

Outras empresas, entretanto, são bem habilidosas. Agora vem do que se trata multimeios: conteúdo complementar em vários meios de comunicação diferentes. Por exemplo, uma propaganda cujo final deve ser decidido por meio de voto no site da empresa. Ou uma reportagem de revista impressa que tem entrevistas gravadas no site e faz chamada disso na televisão. Ou um livro que tem um booktrailer no Youtube, o próprio livro impresso e no site da saga há contos complementares (e eu NEM TO FALANDO DO LEANDRO REIS, AUTOR DA SÉRIE O LEGADO GOLDSHINE neste último exemplo).

Não é complicado como querem fazer parecer: significa basicamente você envolver seu público (seja você escritor, publicitário, padeiro, advogado, mãe) com uma grande teia de informações interessantes mostradas de forma inusitada.

Por exemplo, a Revista Fantástica, da qual honrosamente agora faço parte, tem a revista digital bimestral, disponível para ser vizualização no site, e para dowload em PDF. A 1ª edição já está até com versão para iPad oO. Mas também fazemos um trabalho nas redes sociais, e temos um podcast semanal, o Papo Fantástica. E compartilhamos os blogs pessoais dos autores, e temos a grande parceria do Psychobooks, Criando Testrálios e RPG Brasil. Ou seja, há milhares de conteúdos, todos com o mesmo fim, mas cada um com uma informação que complementa as demais.

E é assim, meus caríssimos leitores, que funcionam os multimeios.

É claro que um marketeiro da ESPM vai me chutar pro simplificar assim. MAAASSS aquele cara que eu sempre cito (o Roberto Menna Barreto) disse naquele livro maravilhoso que também já citei (Criatividade em Publicidade e Propaganda) que o bom profissional é um facilitador, é o cara que faz os outros entenderem do que a área dele se trata e faz parecer fácil.

Eu encurtei os posts, vocês viram? Acham melhor ou pior assim? Há mais coisas a serem faladas, mas isso é o básico e já dá para trabalhar. Então, profissionais liberais e empresários iniciantes do meu Brasil, mãos à obra!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Multimeios

  1. Eu nunca tinha ouvido falar em book trailer antes de ingressar nesse mundo literário. Assisti alguns bem interessantes.

    E ainda não criei o hábito de procurar por podcasts da mesma forma que procuro por posts de blogs e notas de sites.

    Se a tecnologia está aí à nossa disposição, nada mais natural que a adotemos para as mais diversas finalidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s