Site

Após longo feriado emendado em que me dei ao luxo de não fazer nada, volto aqui para falar com vocês! Faz tempo que não escrevo dicas e coisas assim, e acho que é justamente uma das coisas que mais interessa ao leitor deste blog, ao menos pelo feedback.

E, bem, o site do meu livro Cidade dos Nobres entrará no ar nesta semana ou na próxima, conforme disse minha webdesigner, a diva Carolina Bachiega. Ela já colocou um banner de “em breve” no domínio, então deem uma olhadinha. A fonte foi criada pelo namorado, Guilherme Barzinski, segundo meu briefing.

www.cidadedosnobres.com

 

Pois bem; e do que vamos falar hoje? De sites. Ué, muito me surpreende eu não ter falado sobre esse assunto antes. Sites são algo básico hoje em dia, tanto quanto beber água. Se você tem uma pequena empresa e não tem um site bom, então você não tem nada. Se quer divulgar uma ideia, então é melhor ter um perfil nas redes sociais, um site (e um blog também, sendo que o blog pode estar dentro do site), tem que marcar sua presença com seu público na internet.

Mas se é para fazer um site mais ou menos, é melhor não fazer, pelo menos não logo. Por exemplo, eu não entendo nada de html, css e essas linguagens de site, então não existe a menor chance de eu fazer um site minimamente aceitável. Então não fiz. Contratei minha amiga de longa data, que inclusive é designer (afinal, de que adianta saber mexer com a internet se o site ficar feio?) para montar o site e, pacientemente ando esperando.

E um editor me perguntou: mas você não tem nem editora e já vai colocar um site no ar? Então você não vai mudar de jeito nenhum nada do seu livro?

Oras, eu sei que alguma coisa ou outra vai ter que mudar quando passar pelas mãos de um editor (ou muitas coisas), a ordem de alguns fatos para melhor explicar ao leitor, mais cenas disso, menos cenas daquilo, mas as informações disponíveis no site são sobre o mundo que eu criei, sobre as personagens, sobre a história desse mundo, onde ficam os reinos, qual o mapa deles. Isso vai ter que mudar? O editor com quem conversei disse que é possível que mude tudo.

Mas aí não será meu livro, será? E, nesse caso, vou demorar um tanto a mais para publicar. O site está indo para o ar. Se alguma coisa precisar ser mudadaa e a justificativa for bem fundamentada e pertinente, mãos à obra. Mas se o editor quiser usar o que criei para escrever a história dele, no deal.

Bom, isso à parte, estava falando sobre a importância de um site. Um site é como um endereço, as pessoas terão para onde correr. Se disserem que a Emma Watson cortou o cabelo joãozinho, as pessoas vão para o site oficial dela para saber se é verdade. Se disserem que a padaria do Seu João vai começar a oferecer serviço de entrega, é melhor entrar no site para verificar. Se disserem que o autor vai publicar no mês que vem a obra tão aguardada, é lá que vão conferir as novas.

Claro, um site e um blog nesse aspecto são muito semelhantes. O Vianco mesmo tem um blog (inclusive o endereço está na barrinha lateral de links indicados, assim como o fashion-feelings, site da Carol Bachiega). Mas creio que o site tem a vantagem de ser profissional. Você pode vender produtos por ele, pode criar interatividade com o visitante. Os blogs de hoje em dia, especialmente aqui o WordPress, são ótimos, tem variedade infinita de gadgets, e representam uma forma gratuita de conversar com pessoas de todos os cantos.

Mas ainda creio que um site seja aquele cantinho especial onde vamos checar as informações em primeira mão. Sendo assim, aconselho que não esperem muito de um não-profissional, que o resultado pode ser desastroso. Se você não sabe fazer, não faça para economizar uma graninha. Se você está disposto a investir nuam ideia, invista nela de verdade.

Bom, é melhor contratar alguém conhecido, na minha opinião, porque você tem mais proximidade com a pessoa. Por outro lado, isso pode criar um problema. Tenha certeza de que sei amigo é profissional o bastante para dizer que alguma coisa não está tão boa quanto você acha (se vocês forem como eu, devem adoram dar pitaco).

E, para finalizar, encorajo vocês a usarem multimeios, que, resumidamente, trata de usar várias plataformas (redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut, podcasts, videologs no Youtube, site, impressos) para possibilitar ao seu público uma vasta experiência com o que você tem a oferecer a ele. Seja você autor, editor, advogado, médico, desenhista, ator etc.

5 pensamentos sobre “Site

  1. Entendo seu ponto de vista, mas eu decidi investir na divulgação do meu livro somente a partir do momento em que fechei com uma editora a publicação.

    Assim que acertei com a editora, já criei dois blogs. Um meu (autor) e outro sobre o livro. Ambos – graças aos deuses – são bem frequentados e tenho feedbacks interessantes sobre os materiais que levo ao ar. Inclusive, eles instigam a curiosidade a respeito do lançamento do livro.

    Ah, e devo lançar meu site oficial até o fim deste mês. Será mais ou menos como um “auto-presente” de aniversário…rs. Bjs.

  2. Concordo, concordo. Se é pra fazer algo, que seja bem feito. Um site é espaço pra informação, onde tu vai passar como é sua obra, onde se passa, o que acontece, quem participa, como é o lugar, como são os habitantes… Já o blog, pede exatamente o retorno do site, ou seja, no blog, virão os comentários sobre a obra [mostrada no site] e é aí que tu verá se sua obra teve compatibilidade com o público, ou não. Essa é a diferença mais marcante entre um site e um blog.

    • Acho q blog dentro de site é o canal, isso sim. Vc junta o melhor das suas coisas 😀 E é no blog q temos contato, né, onde mostramos o q pensamos, onde somos pessoas e não deuses (um autor é essencialmente o deus do mundo q criou). Eu entendi seu ponto de vista no twitter e faz todo sentido do mundo, capitão 😉

Deixe um comentário

