Parceria de Blogs e Sua Importância

Estou falando de parceiros no sentido profissional, ok? Porque vai que alguma engraçadinho quer brincar de ver duplo sentido nas palavras 😀

Bom, estava eu enrolando na faculdade (porque tenho uma porcaria de matéria EAD, e por isso não tenho a última aula de segunda-feira de manhã) e fui fazer o banner de divulgação do meu livro/site que minhas colegas de Twitter pediram para por nos blogs delas.

Fiz vários, não sabia bem que formato elas preferiam, e fiz algo próximo do normal. RÁ! O leitor assíduo e atento deverá ter notado a belíssima contradição em que aparentemente caio aqui, já que não sei coisa nenhuma de webdesigner, e sempre insisto que o melhor é contratar um bom profissional, ou pedir para algum amigo fazer.

Bom, apesar de não saber os padrões de tamanho, ainda sou publicitária, o que me torna capacitada para criar um banner (depois enquadramos as medidas).

Mas o que eu realmente gostaria de falar é sobre a importância das parcerias. Hoje em dia é fácil ter acesso à informação, sabendo onde procurar, e é fácil se comunicar, sabendo os meios para atingir seu público. O problema é que a internet facilita muito a vida, e acabamos querendo atirar para todos os lados, tentando chegar a alguém que possa se interessar ao que temos a oferecer.

Empresas perdem fortunas com essa mentalidade.

O certo é você trabalhar arduamente para descobrir quem é seu público, do que ele gosta, e ir atrás dele onde ele está.  No caso da web, os sites, redes sociais e portais de interesse dele. Mas no começo de qualquer coisa não temos dinheiro para anunciar. É caro, nem sabemos se o retorno é certo, e dependendo do que queremos mostrar não haverá retorno financeiro.

Por exemplo, o trabalho da Revista Fantástica. Se usássemos nosso dinheiro (supondo que a equipe faria uma vaquinha) não haveria retorno financeiro do anúncio, porque a Fantástica é um projeto ao qual nos dedicamos voluntariamente. Significa que não ganhamos dinheiro para escrever, editar ou divulgar a revista.

E aí entram nossos queridos blogs. O que temos a oferecer? Espaço de anúncio no site da revista, que pode levar nossos leitores a conhecerem o trabalho do blog. E o que este blog tem a oferecer em troca? Espaço de anúncio nele próprio. O que ganhamos com isso? Os seguidores do blog que ainda não conhecem a revista passam a conhecê-la, e os que se esquecem dela são lembrados constantemente.

Só que não precisa ser tudo um negócio friamente calculado. Nesse mundo da internet fazemos muitos amigos, que viram parceiros porque gostam do nosso trabalho e porque gostamos do trabalho deles. Aliás, preciso me desculpar por ainda não ter colocado links de blogs que divulgam este aqui. Fico com medo de esquecer algum. Acabo de ter uma ideia maravilhosa! Os leitores que divulgam o carolchiovatto.wordpress.com em seus blogs deixem o endereço deles aqui que eu vou providenciar a lista! 😀

Bem, algumas companheiras de Twitter haviam me pedido algum banner do meu site para divulgar em seus blogs, e vou colocá-los aqui. Se clicarem na imagem para visitar apena ela terão um html (qualquer problema avisem que jogarei tudo no Gravatar). Deixem o link do blog que está divulgando o meu banner. Minha barrinha lateral da direita vai crescer bastante, pelo que estou prevendo ^^

Meu site ainda não entrou no ar, porque tive uma ideiazinha (assaltada do Leandro Reis – www.grinmelken.com) que vai complicar a vida da Cah Bachiega, a pessoa mais paciente do mundo com minhas maluquices andantes.

Bem, digam se gostaram dos banners! Estou usando as pinturas digitais feitas pelo namorado e também a tipografia criada por ele (outra pessoa que sofreu com minha mente doidinha). Se tiverem interesse, o portfólio dele é www.guibarzinski.carbonmade.com

Bom, vamos ver:

Selo super básico

Este foi uma coisinha bem discreta e basiquinha, para quem quiser apoiar mas não quiser colocar uma coisa escandalosa. Não esqueçam, o link do site já é http://www.cidadedosnobres.com – Ele ainda não está no ar, mas já temos a página de em breve lá.

Banner maior

Esse foi o banner maior. Foi uma delícia fazer, e ainda fico babando com o trabalho do namorado. Vocês ficam também?

Banner de apoio à publicação

Bom, como se trata de uma obra ainda não publicada, ainda sem editora, este é uma banner de apoio à publicação, mais simples, mais limpo.

Banner vertical 1

Este é um banner vertical que tem um gêmero, com a outra personagem já desenhada pelo namorado. Dentre as pinturas digitais promocionais, vou fazer de cinco personagens, e a terceira está a caminho. Ainda não divulguei esta segunda inteira porque ainda não foi pro CG Society do namorado. Vou postar o link assim que estiver lá. Antes que alguém pergunte, era minha intenção não mostrar o rosto da personagem (uma da três principais) e focar na águia. Ela em vizalização 100% está linda e séria.

Banner vertical 2

Este é o banner gêmeo do anterior, mas esta personagem vocês já conhecem e já sabem como é a imagem inteira.

Espero que tenham gostado! E se não tiverem, podem dizer também, que estamos aqui para receber todos os comentários que quiserem fazer. Os ofensivos eu publico também, para deixar claro, que é pior para o autor deles 🙂

E viva a parceria dos blogs!

3 pensamentos sobre “Parceria de Blogs e Sua Importância

  1. Fiquei um tempo sem te acompanhar. Tenho meus projetos musicais e como é difícil administrar a criação de tudo?! Você deve saber como é isso não é?
    Sobre este post, acho que ele fala por si. Parcerias devem ser cultivadas, mas com cautela e responsabilidade. Visibilidade por visibilidade não adianta nada. Odiaria ver meu trabalho em lugares fora do seu contexto, só para estar publicado. Enfim, acho ótimo esse tipo de raciocínio ser divulgado em blogs como o seu, pois garante que os leitores que ainda não tem essa percepção tenham contato com a coisa de forma sadia. Parabéns!
    Quanto aos bunner, vamos lá (eu também não sou designer, como os textos, expresso impressões ok?)..
    Eu gostei da composição deles.. o “selo super básico” pra mim está bonito e harmonioso, e discreto como deve ser esse tipo… o “banner maior” está muito bom também, mas acho que as letras ficam apagadas com o preto sobre preto. Talvez um tom de cinza para dar mais destaque. O “Banner de apoio à publicação” está muito legal… o título parece suspenso na imagem… muito bom!! E os verticais 1 e 2 sem comentários. Gostei bastante mesmo! Parabéns!! Tenho alguns amigos designers, vou mandar pra eles opinarem também! Ai já não garanto nada hehehe… Um beijo e continue produzindo coisas boas assim.

Deixe um comentário

