Trilha Sonora pra Tudo

Todo mundo já pensou nisso. Tenho certeza que a maioria das pessoas até já ouviu aquela música em algum momento, ainda que não estivesse tocando.

Afinal, a vida tem trilha sonora. Ouvimos dentro da nossa cabeça, ou às vezes colocamos pra tocar, só porque gostamos de imaginar uma cena. Somos todos criativos a esse ponto. Alguns só não gostam de por a criatividade em prática (sinto falta do acento diferencial em ‘por’).

Os processos da criatividade estão profundamente ligados à música, mas creio que entendo muito mais disso na prática do que em teoria. Às vezes quando estou escrevendo, eu ponho aquela música que tem a cara de tal personagem, ou o estilo da música. E, quando troca o ritmo da cena, ambientação e núcleo de personagens, a música troca. É como se fosse uma novela, mas inteira dentro da minha cabeça.

O mais interessante é que não presto atenção na música que está tocando enquanto percorro as linhas de meus pensamentos. Só reparo – ‘acordo’ como que de um transe – quando começa a tocar uma música inadequada. Tenho playlists para cada tipo de cena. Maluquice? Não sou a única que faz isso, não. O Leandro Schulai (O Vale dos Anjos) me mostrou a imensa quantidade de músicas que tem no celular, e a pasta só para quando vai escrever. Outros autores também já comentaram comigo sobre esse assunto também.

E sabe o mais engraçado? Para tudo nós temos uma música. Quando estamos arrumando a casa tem a certa para nos dar o ânimo, ou quando paramos para só mexer no computador, ou conversar com amigos no messenger.

O pior é que as pessoas não percebem isso. Se está tocando uma música depressiva, imediatamente pensamos nas coisas ruins do dia. Às vezes nosso humor piora de uma hora para a outra. O inverso também acontece, claro. Não há depressão que resista a uma Lady Gaga tocando, ou um Michael Jackson.

Estou viajando? Não, não. A música mexe com o lado emocional do nosso cérebro. Suas vibrações ligam-se às nossas próprias. Ela é o mais perto da magia que o ser humano pode chegar.

E ainda tem gente que duvida.

4 pensamentos sobre “Trilha Sonora pra Tudo

  1. Eu não sou escritor, embora goste de escrever algumas coisas. Como sou músico, componho algumas letras. E é engraçado essa coisa que você falou de “é como se fosse uma novela, mas inteira dentro da minha cabeça.”, quando eu componho, acontece a mesma coisa, eu tenho o tema inteiro na minha cabeça e vou materializando aos poucos, é quase que transformar o que é extremamente rápido nos meus sentidos em algo real…
    Quando preciso escrever algum texto para alguém ou alguma coisa mais “profunda”, procuro sempre uma trilha para este momento. Alias, tenho trilhas para todos os momentos, eu e meu iPod somos inseparáveis!!
    Isso não é maluquísse, isso é conversar com o que sentimos, e a música vai direto ao ponto, sem a racionalidade incompatível com o emocional. Só o sentir que importa neste momento, e isso faz com que as idéias provindas do sentir possam fluir de forma verdadeiramente liberta. O resultado você já sabe qual é, não é mesmo?
    As vezes, no trabalho (lido com tecnologia) só um som pesado para que eu consiga manter a concentração e me colocar no ritmo forte que preciso naquele momento. tudo depende da situação, como você disse.
    É isso. Você não é a única maluca então hehe.

    bjs!!

    WCappia

  2. Ah, que bom que não sou só eu rsrs
    Sempre faço isso. Aliás, dependendo do que for fazer, se não tiver música, nem consigo fazer direito. Escrever quase sempre me pede música, tanto pra inspirar quanto para me ajudar a me concentrar, afinal, com música na mente, você não presta atenção nos sons inoportunos da cidade 😛
    Não sei como pode existir alguém que não goste de música. É a mesma coisa com que não gosta de ler, é porque não conheceu a música ou o livro certo pra despertar a paixão.

Deixe um comentário

