Mídias Sociais e Publicidade

Sério, estou trabalhando com isso. O melhor, comecei a trabalhar com isso por causa da Revista FANTÁSTICA. Alguém inventou de me chamar de ‘musa do Twitter” da FANTÁSTICA, mas, na verdade, sou só a tagarela deles.

Mas o que isso tem a ver? Bom, a maior parte das pessoas acha legal e fácil trabalhar com mídias sociais (Twitter, Facebook, Orkut e bla bla bla, também conhecidas como “redes sociais”, embora o termo não seja adequado). É verdade, é legal e é fácil, dependendo do que você quiser.

O problema é quando você quer se colocar como uma empresa nas mídias sociais, porque, hoje em dia, todos tem consciência de que é preciso marcar presença nelas, mas muitas vezes não sabem como e nem por quê. O porquê é mais fácil de ser respondido, porque é universal. Porque uma empresa tem de se aproximar de seu cliente/ consumidor, saber o que ele está falando, ser acessível. Costumo dizer que nas mídias sociais a empresa desce do Olimpo e atua entre os meros mortais.

É uma brincadeira em relação à imagem austera que temos, por exemplo, de uma montadora de carros.

O como é um probleminha, porque não existe receita de bolo. Depende do público, da natureza do seu nicho mercadológico, entre outros fatores. Ok, fala-se de algumas regrinhas básicas, como não falar pela empresa inteira como se fosse ela, não manifestar opiniões radicais (geralmente pessoais) etc.

Sabe qual é o maior problema mesmo? As mídias sociais funcionam muito como ação institucional, que é, de modo bem simplificado, tornar a marca conhecida e mantê-la com determinada imagem. Não causa aumento de vendas imediato (você pode fazer promoções e aumentar o número de seguidores do seu blog, mas não vai virar uma personalidade influente do dia para a noite).

E as pessoas se sentem atrapalhadas com planos de longo prazo. Mas a imagem é um plano de longo prazo. Por exemplo, vejo perfis de Twitter de um livro. O autor fica, o livro, depois de um tempo, mesmo sendo um best-seller, não. Então, porque o autor não busca fortalecer seu perfil nas mídias sociais e usa blogs promocionais e afins para falar de um livro? O perfil do Twitter é chato porque demora para conseguir seguidores, precisa gerar conteúdo, sempre rápido (aconselho muito a não ficar falando só de vendas e promoções).

O Facebook é a mesma coisa. A empresa deve ter página, e não perfil. Muitas empresas fazem perfis e depois mudam para páginas. Porque páginas foram feitas para a empresa se comunicar com o cliente, e perfis para as pessoas. As páginas tem mais recursos e não tem as mensagens e eventos que podem ser incômodos para uma empresa de médio e grande porte.

E para uma página se tornar conhecida e ter vários fãs também leva algum tempo e muito trabalho. Então você vai criar uma para promover uma música? Use uma para promover a banda, e a música da vez. Use para promover o autor, e não o livro. Ainda que o livro tem uma vida útil como produto bem maior que a de uma música.

E NÃO SER VENDEDOR o tempo todo. Existem formas sutis de vender um produto sem ficar floodando a timeline do seu cliente. A menos que queira levar um unfollow impiedoso. Gerar conteúdo relevante e verdadeiro é a melhor solução. É, é uma regra. Por que as pessoas vão perder tempo seguindo a sua empresa se ela não oferece nada de útil para o dia a dia dela? Informação e entretenimento estão entre as razões mais fortes para alguém acessar a internet, então não é algo a ser subestimado.

Eu poderia escrever mais um quilômetro de texto, mas acho mais fácil quem quiser me mandar dúvidas nos comentários!

Eu realmente AMO esse assunto.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mídias Sociais e Publicidade

  1. Pingback: Mídias Sociais e Publicidade « Carol Chiovatto | Midia Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s