Resenha do livro O CASO LAURA, de André Vianco

Capa do Livro

Eu comprei o livro logo que saiu, porque ia participar do pré-evento para blogueiros em SP, pela Revista FANTÁSTICA. Eu ainda não liberei o artigo para lá, mas é que o site está em construção, e ele não comporta minha cobertura megalomaníaca.

Bom, O Caso Laura é o primeiro livro policial do André Vianco, que até então vinha numa linha de terror sobrenatural, especialmente explorando o universo dos vampiros.

Ouvi algumas pessoas dizerem que seria um tiro no pé, que ele não escreve isso etc etc, mas, como o próprio autor disse no pré-evento de SP, ele é escritor e escreve a ideia que vem à cabeça, em vez de se ater a um gênero.

Pra quem acha absurdo o André Vianco eliminar completamente suas características do fantástico, aconselho fortemente a ler o livro antes de tirar conclusões. Basear-se em sinopses e críticas para emitir uma opinião é catatrófico.

Trata de uma mulher depressiva, Laura, cuja história real só vai ficando clara com o desenrolar dos fatos. Há o detetive particular contratado por um sujeito misterioso para segui-la e descobrir tudo sobre o homem com quem ela conversa, Miguel.

A história tem outros núcleos, como é de hábito do Vianco, e eles se entrelaçam de certa forma.  O mistério maior vem quando o detetive percebe que várias pessoas misteriosas que fazem parte ou não do universo de Laura tem um símbolo do infinito em algum objeto, ou mesmo tatuado no corpo.

E aí?

Bom, é um desses livros insuportáveis que você não consegue parar de ler, porque um parágrafo é tão bem amarrado no outro que ficamos com medo de perder alguma coisa.

Fiquei toda hora: ‘só mais esse parágrafo’, ou ‘só até o fim desse capítulo’, ou ‘ah, o próximo é tão curtinho’, e assim por diante. Nessa brincadeira, abri o livro na casa do namorado às sete da noite, e fechei-o às duas da manhã. Terminado.

Por mais que o Vianco não goste de saber que devoramos o livro em algumas horas, quando ele demora às vezes anos para escrever, isso costuma ser um elogio. Nós não lemos um livro chato de uma tacada só, lemos?

Eu JAMAIS teria imaginado a conclusão da trama. O Vianco nos passa uma mensagem interessante (ele gosta de fazer isso), que é, ao mesmo tempo, incômoda e óbvia.

E, depois que lerem o livro, venham me contar se ele realmente abandonou seu estilo sobrenatural.

9 pensamentos sobre “Resenha do livro O CASO LAURA, de André Vianco

  1. Ahhhh o livro é lindo, amei, adorei mesmo… Uma delicia de ler…
    Demorei 15 dias pra ler pq só conseguia ler na hora de ir pro serviço, ( trageto q demora 15 minutos), as vezes lia na hora do almoço, pq queria muito saber como acabava o capitulo, mas eu tbm tive esse problema em ”só mais um capitulo” ou ” só mais um paragrafo”… Bem Vianco é o melhor escritor Brasileiro que já vi…

  2. Pingback: Lançamento O CASO LAURA do André Vianco | Revista Fantástica

  3. Pingback: Booktrailer: O caso Laura « Nooblandia

  4. Eu comprei o livro no mesmo dia do evento. Falei com o Vianco, ele autografou pra mim e eu até entreguei um marca página do meu livro pra ele (rs).

    Só ainda não comecei a ler porque estou terminando 2012 – O menino que preveu o Apocalipse do meu amigo Ricardo Valverde.

  5. Acabei de comprar o livro, chegou sexta-feira, agora só aumentou minha curiosidade. Deu uma pontinha de invejinha porque você conseguiu ir no encontro dele com os blogueiros rsrs. Gostei do teu blog, vou seguir. Um beijo. DRi

Deixe um comentário

