Resenha do livro Anjo – A Face do Mal, de Nelson Magrini

Nacional Recomendado

Eu vi o livro na prateleira do estande da Livraria Selecta na Bienal de São José dos Campos. Ele olhou para mim e disse: “Lê só a sinopse. Por favor. Não faz mal.” Eu peguei e li o que estava lá na quarta capa. Aquele textozinho inocente que é o anúncio do livro.

Aí f****.

Eu TIVE que comprar. Tive que comprar do mesmo jeito que eu tive que respirar. Por quê? Porque o Lu é o protagonista. Porque a sinopse estava boa. Porque eu gosto de histórias do Portador da Luz, ué. Principalmente aquelas em que ele não é malvado. Mas também gosto daquelas em que ele é malvado, tipo em Sandman.

Whatever.

Eu comecei a ler o livro assim que cheguei em casa. E só não li em sete horas como foi com outros porque simplesmente eu tinha trabalhos da facu pra entregar. Ele teve que se contentar com as minhas duas horas de ônibus na ida e na volta.

Mas vamos ao que interessa. Pelamordedeus, POR QUE ESSE LIVRO NÃO ESTÁ NA PRATELEIRA DOS MAIS VENDIDOS DA SARAIVA?

Juro, cada página que eu virava essa pergunta ficava rondando, incômoda, igual uma abelha.

História bem estruturada. O autor, Nelson Magrini, além de tudo, conseguiu falar da criação do universo de modo científico e espiritual ao mesmo tempo, e não consigo pensar em outra palavra para seus esforços que não ‘sensacional’. Aliás, essa palavra é insuficiente. Mas é o que tem pra hoje.

O mistério é daqueles que você não consegue parar de ler. Dá até uma revoltinha. Mas que raios de luz é essa? Qual é o problema dela?

E o Lu é o cara. Sério, acho que pra alguém saber o que é um anti-herói tem que dar uma lida nesse Lu.

E a mistura das tramas entre o Céu, o Inferno e a Terra, e o modo como elas se intercalam… Tudo faz tanto sentido que você poderia acreditar em um cenário semelhante.

Além da maestria em dizer que todas as religiões estão certas – porque conhecem uma parte da verdade – e que todas estão erradas – porque desconhecem todos os mistérios do Astral.

Eu não sei mais o que falar. Fiquei me sentindo meio tonta, e demorei a soltar esta resenha, porque eu simplesmente não conseguia transpor em palavras o quanto gostei do livro.

Apenas para referência: eu nunca releio livros.Não tenho paciência. Este foi o primeiro que eu terminei e quis reler imediatamente. Já está na fila. Vou reler assim que terminar os que comprei e já estão em casa.

E então vocês me perguntam: “Caramba, Carol, você só elogia os livros? Que puxa-saco você”. E eu respondo: “Se eu não tenho algo de bom a falar de algum livro que tenha lido, eu NÃO RESENHO, porque tenho mais o que fazer do que ficar detonando livros ruins por aí. Como ler livros bons.”

E tenho dito.

Só um porém. Eu comprei a 2ª edição da Novo Século. É lindo, a capa está aí embaixo.

Capa de Anjo - A Face do Mal, de Nelson Magrini

Mas faça um favorzinho, editor: dê uma lida no texto e revise a parte textual. Gramática ok, revisão ok (os 3 ou 4 erros de digitação que todo livro tem não podem ser contados), mas o texto precisa um pouco da mão de um editor que não tenha vivido com a obra desde o começo.

Independentemente disso, essa pequena observação não muda o fato de que a narrativa é ótima, a ideia é fantástica e tudo junto virou uma masterpiece.

9 pensamentos sobre “Resenha do livro Anjo – A Face do Mal, de Nelson Magrini

  1. Pingback: Do Poder de um Diário, Livros Bons e Cliente de TCC | Carol Chiovatto

  2. Ahá! Eu estava esperando essa resenha! Desde o papinho sobre Lu aquele dia!XD Sua resenha me fez querer sair correndo pra livraria mais próxima, diacho! Adoro anti heróis e adoro Lu. Simples assim. Agora mais do q nunca tenho q ler sua recomendação…falência à vista! Obrigada mesmo assim!XD

  3. Carol,

    Eu tenho evitado ler livros sobre anjos, a moda atual, apenas A Batalha do Apocalipse está da lista como excessão. Mas caramba, garota!! Que resenha foi essa?!

    Fiquei atém sem fôlego! 🙂 Vou aderir a sua sugestão.

    Só não entendi o recado para o editor.

    Abraço,

Deixe um comentário

